
TREINAMENTO PARA LÍDERES
Programa de Autoliderança Integral:
aumentando a resiliência do líder para lidar com cenários desafiadores
A QUEM SE DESTINA?
- Para líderes atuais e potenciais. Pode ser conduzido com times intactos (C-Level; Diretorias), grupos abertos (diferentes áreas e níveis hierárquicos) ou no formato de coaching individual.
Disponível o programa completo (12 encontros) ou reduzido (6 encontros), customizado de acordo com as necessidades do desenvolvimento.
QUAL O OBJETIVO?
- Aumentar a resiliência diante das mudanças e a capacidade de absorver mais rapidamente informações e experiências desafiadoras;
- Compreender o impacto da história pessoal e profissional do líder sobre os seus valores, crenças e padrões limitadores, a consciência sobre o estilo de liderança atual e futuro, e quais os passos para alcançar este objetivo;
- Aumentar a capacidade de auto-observação para reconhecer padrões improdutivos e transformá-los de forma proativa;
- Reconhecer as próprias forças, talentos e habilidades inatas e encontrar maneiras de maximizar a sua expressão e utilização;
- Ter clareza sobre os próprios valores e propósito, utilizando-os como referência para a tomada de decisão e de direcionamento de carreira;
- Otimizar a gestão do tempo de acordo com as expectativas dos stakeholders principais e as prioridades do líder;
- Diferenciar resolução de problemas e gerenciamento de polaridades para criar entendimentos e planos de ação integrados (e/ambos) para gerenciar questões complexas.
QUAIS SÃO OS DIFERENCIAIS?
- As abordagens que compõe o programa foram escolhidas levando em conta a capacidade de despertar o máximo potencial de inovação, resiliência e transformação do líder;
- A sequência das abordagens escolhidas não é aleatória, mas segue os desafios de aprendizagem e transformação dos padrões mentais e emocionais dos participantes.
A presente crise está se revelando um grande teste para todos, mas especialmente para aqueles em posição de liderança. Está ficando evidente que para lidar e ultrapassar os desafios extraordinários que estamos vivendo, os líderes precisarão desenvolver um nível mais elevado de adaptação e resiliência às mudanças, o que inclui o desenvolvimento das seguintes capacidades:
-
Gestão humanizada – equilibrar o foco nos resultados do negócio e no gerenciamento das emoções (preocupações, angústias, anseios e necessidades) da sua equipe ou organização;
-
Espírito Positivo - manter uma atitude ao mesmo tempo realista e otimista diante da avalanche de notícias negativas e seus efeitos sobre o comportamento das pessoas;
-
Visão de Futuro - Visualizar e sustentar uma visão de futuro que una as pessoas em torno de um mesmo objetivo ou propósito, inspirando-as a perseverar nesta direção;
-
Criar Confiança - investir em relacionamentos autênticos que gerem confiança e um ambiente de trabalho que incentive a colaboração e a inovação;
-
Desafiar Dogmas - desafiar o status quo e o modelo mental predominante que incentiva comportamentos que não estão alinhados com os valores e a cultura desejada da organização;
-
Fortalecer a Empatia - lidar de forma empática com as dores e frustrações de suas equipes e clientes, buscando soluções inovadoras de forma colaborativa.
MÓDULO 1:
JORNADA DE AUTOLIDERANÇA
Identificar e compreender tanto os impactos positivos quanto negativos dos momentos mais importantes da vida pessoal e profissional, quais os aprendizados gerados e como eles apoiam ou limitam o comportamento, decisões e aspirações de futuro.
MÓDULO 2:
GERENCIAMENTO DA TRANSIÇÃO (INTRODUÇÃO)
Compreender o conceito de gerenciamento da transição, os três estágios principais – término, zona neutra e reinício - e os impactos sobre a mudança.
MÓDULO 3:
GERENCIAMENTO DA TRANSIÇÃO (APLICAÇÃO)
Reconhecer os desafios de cada um dos estágios do gerenciamento da transição, avaliar como eles estão sendo trabalhados e criar um plano de ação de desenvolvimento para aumentar a resiliência e adaptação a novos contextos e situações.
MÓDULO 4:
DOMÍNIO PESSOAL (CONCEITO NA PRÁTICA)
Compreender e aplicar a metodologia do Domínio Pessoal para diminuir a entropia pessoal do líder e a tendência a agir de forma reativa às situações desafiadoras.
MÓDULO 5:
DOMÍNIO PESSOAL (CRENÇAS LIMITANTES)
Aprender e vivenciar o método de transformação de crenças limitantes denominado “O Trabalho” em situações que ativam comportamentos e atitudes reativas, o que permite aumentar a autoconfiança e a coerência do líder (“fazer o que se fala”).
MÓDULO 6:
DOMÍNIO PESSOAL (TRIÂNGULO DO DRAMA)
Compreender, avaliar e transformar a dinâmica do Triângulo do Drama, um padrão de relacionamento reativo universal constituído de três papéis complementares: Perseguidor, Vítima e Salvador.
MÓDULO 7:
POTENCIAL (TEMPERAMENTO)
Avaliar e reconhecer as características principais do temperamento individual e como ele pode ser utilizado para identificar oportunidades de crescimento profissional, melhoria dos relacionamentos e aumento do desempenho.
MÓDULO 8:
POTENCIAL (VALORES)
Avaliar, conhecer e utilizar de forma consciente os valores centrais do líder e o impacto que têm sobre as escolhas e decisões, relacionamentos e alinhamento à cultura da empresa.
MÓDULO 9:
POTENCIAL
(PROPÓSITO)
Refletir, compreender e criar uma declaração da motivação e propósito, avaliando o quanto estão alinhados com a carreira/atividade profissional e missão da organização, e os ajustes que precisam ser feitos para encontrar realização e significado no trabalho.
MÓDULO 10:
GERENCIAMENTO DE EXPECTATIVAS
Ajudar o líder a mapear seus principais stakeholders e quais suas expectativas, o quanto estão alinhadas com os seus valores e proposito e como criar um plano de priorização de atividades.
MÓDULO 11:
GERENCIAMENTO DE POLARIDADES (INTRODUÇÃO)
Ajudar o líder a compreender a importância do gerenciamento de polaridades é um passo importante para aumentar a eficácia, produtividade e espírito de colaboração dentro de uma equipe ou organização.
MÓDULO 12:
GERENCIAMENTO DE POLARIDADES (PRÁTICA)
Aprender a colocar em prática os passos mais importantes para gerenciar polaridades – identificar, mapear, explorar, agir e monitorar – gera um sentimento de domínio e conforto com dilemas e situações paradoxais.