TREINAMENTO PARA LÍDERES

Programa de Autoliderança Integral:

aumentando a resiliência do líder para lidar com cenários desafiadores  

A QUEM SE DESTINA?

- Para líderes atuais e potenciais. Pode ser conduzido com times intactos (C-Level; Diretorias), grupos abertos (diferentes áreas e níveis hierárquicos) ou no formato de coaching individual.

Disponível o programa completo (12 encontros) ou reduzido (6 encontros), customizado de acordo com as necessidades do desenvolvimento.

QUAL O OBJETIVO?

- Aumentar a resiliência diante das mudanças e a capacidade de absorver mais rapidamente informações e experiências desafiadoras;

- Compreender o impacto da história pessoal e profissional do líder sobre os seus valores, crenças e padrões limitadores, a consciência sobre o estilo de liderança atual e futuro, e quais os passos para alcançar este objetivo;

- Aumentar a capacidade de auto-observação para reconhecer padrões improdutivos e transformá-los de forma proativa; 

- Reconhecer as próprias forças, talentos e habilidades inatas e encontrar maneiras de maximizar a sua expressão e utilização; 

- Ter clareza sobre os próprios valores e propósito, utilizando-os como referência para a tomada de decisão e de direcionamento de carreira;

- Otimizar a gestão do tempo de acordo com as expectativas dos stakeholders principais e as prioridades do líder;

- Diferenciar resolução de problemas e gerenciamento de polaridades para criar entendimentos e planos de ação integrados (e/ambos) para gerenciar questões complexas.  

QUAIS SÃO OS DIFERENCIAIS?

- As abordagens que compõe o programa foram escolhidas levando em conta a capacidade de despertar o máximo potencial de inovação, resiliência e transformação do líder;

- A sequência das abordagens escolhidas não é aleatória, mas segue os desafios de aprendizagem e transformação dos padrões mentais e emocionais dos participantes.

A presente crise está se revelando um grande teste para todos, mas especialmente para aqueles em posição de liderança. Está ficando evidente que para lidar e ultrapassar os desafios extraordinários que estamos vivendo, os líderes precisarão desenvolver um nível mais elevado de adaptação e resiliência às mudanças, o que inclui o desenvolvimento das seguintes capacidades: 
  1. Gestão humanizada – equilibrar o foco nos resultados do negócio e no gerenciamento das emoções (preocupações, angústias, anseios e necessidades) da sua equipe ou organização; 

  2. Espírito Positivo - manter uma atitude ao mesmo tempo realista e otimista diante da avalanche de notícias negativas e seus efeitos sobre o comportamento das pessoas;  

  3. Visão de Futuro - Visualizar e sustentar uma visão de futuro que una as pessoas em torno de um mesmo objetivo ou propósito, inspirando-as a perseverar nesta direção;

  4. Criar Confiança - investir em relacionamentos autênticos que gerem confiança e um ambiente de trabalho que incentive a colaboração e a inovação;

  5. Desafiar Dogmas - desafiar o status quo e o modelo mental predominante que incentiva comportamentos que não estão alinhados com os valores e a cultura desejada da organização;

  6. Fortalecer a Empatia - lidar de forma empática com as dores e frustrações de suas equipes e clientes, buscando soluções inovadoras de forma colaborativa. 

MÓDULO 1:

JORNADA DE AUTOLIDERANÇA

Identificar e compreender tanto os impactos positivos quanto negativos dos momentos mais importantes da vida pessoal e profissional, quais os aprendizados gerados e como eles apoiam ou limitam o comportamento, decisões e aspirações de futuro.

MÓDULO 2:

GERENCIAMENTO DA TRANSIÇÃO (INTRODUÇÃO)

​Compreender o conceito de gerenciamento da transição, os três estágios principais – término, zona neutra e reinício - e os impactos sobre a mudança.

MÓDULO 3:

GERENCIAMENTO DA TRANSIÇÃO (APLICAÇÃO)

​Reconhecer os desafios de cada um dos estágios do gerenciamento da transição, avaliar como eles estão sendo trabalhados e criar um plano de ação de desenvolvimento para aumentar a resiliência e adaptação a novos contextos e situações.    

MÓDULO 4:

DOMÍNIO PESSOAL (CONCEITO NA PRÁTICA)

​Compreender e aplicar a metodologia do Domínio Pessoal para diminuir a entropia pessoal do líder e a tendência a agir de forma reativa às situações desafiadoras.

MÓDULO 5: 

DOMÍNIO PESSOAL (CRENÇAS LIMITANTES)

​Aprender e vivenciar o método de transformação de crenças limitantes denominado “O Trabalho” em situações que ativam comportamentos e atitudes reativas, o que permite aumentar a autoconfiança e a coerência do líder (“fazer o que se fala”).

MÓDULO 6:

DOMÍNIO PESSOAL (TRIÂNGULO DO DRAMA)

​Compreender, avaliar e transformar a dinâmica do Triângulo do Drama, um padrão de relacionamento reativo universal constituído de três papéis complementares: Perseguidor, Vítima e Salvador.

MÓDULO 7:

POTENCIAL (TEMPERAMENTO)

Avaliar e reconhecer as características principais do temperamento individual e como ele pode ser utilizado para identificar oportunidades de crescimento profissional, melhoria dos relacionamentos e aumento do desempenho.

MÓDULO 8:

POTENCIAL (VALORES)

Avaliar, conhecer e utilizar de forma consciente os valores centrais do líder e o impacto que têm sobre as escolhas e decisões, relacionamentos e alinhamento à cultura da empresa.

MÓDULO 9:

POTENCIAL

(PROPÓSITO)

Refletir, compreender e criar uma declaração da motivação e propósito, avaliando o quanto estão alinhados com a carreira/atividade profissional e missão da organização, e os ajustes que precisam ser feitos para encontrar realização e significado no trabalho.  

MÓDULO 10:

GERENCIAMENTO DE EXPECTATIVAS

Ajudar o líder a mapear seus principais stakeholders e quais suas expectativas, o quanto estão alinhadas com os seus valores e proposito e como criar um plano de priorização de atividades.

MÓDULO 11:

GERENCIAMENTO DE POLARIDADES (INTRODUÇÃO)

Ajudar o líder a compreender a importância do gerenciamento de polaridades é um passo importante para aumentar a eficácia, produtividade e espírito de colaboração dentro de uma equipe ou organização.

MÓDULO 12:

GERENCIAMENTO DE POLARIDADES (PRÁTICA)

Aprender a colocar em prática os passos mais importantes para gerenciar polaridades – identificar, mapear, explorar, agir e monitorar – gera um sentimento de domínio e conforto com dilemas e situações paradoxais.  

ESSE WORKSHOP TRAZ SOLUÇÕES PARA OS LÍDERES DA SUA EMPRESA?
Entre em contato com  a Liderança Integral para receber valores especiais in-company.

2019 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA LIDERANÇA INTEGRAL 

CONTATO@LIDERANCAINTEGRAL.COM | ROBERTO@LIDERANCAINTEGRAL.COM

Criado por MECOMUNICA @mecomunica.mkt ou contato@m3comunica.com

  • Facebook Fanpage
  • Linkedin
  • Youtube Liderança Integral
Assine a nossa newsletter e receba notícias, conteúdos e agenda de eventos.