top of page
  • Foto do escritorRoberto Ziemer

7 Maneiras de Reconstruir a Autoestima de um Time Silenciado



Você já passou um dia de trabalho com um time silenciado? Se sim, você provavelmente sabe que o silêncio imposto é geralmente um dos primeiros indicadores de que o time foi neutralizado pelo medo.


Calar-se é uma resposta normal às experiencias de rejeição, humilhação ou punição. Times calados sentem-se desengajados, pois não têm voz nas decisões. O silêncio forçado nasce de um processo de marginalização.

 

Desta maneira, como é que você ajuda um time silenciado?

Isto significa criar um ambiente de vulnerabilidade recompensada (ou segurança psicológica). Significa respeitar cada membro do time, dando espaço para que eles possam se expressar e convidando-os a participar novamente das decisões. Abaixo estão descritas sete sugestões específicas com este objetivo:


1. Lembre-se que cada time naturalmente avalia quais são os limites de participação, as regras e as expectativas. Este não é o momento de fazer o time crescer com base na ambiguidade. Faça com que as regras para o engajamento sejam compreendidas por todos.

2. Lembre-se que todo líder é um arquiteto cultural. Você define o tom a partir do topo. De todas as maneiras possíveis, proteja o direito do time de se expressar.

3. Nunca permita que a hierarquia se sobreponha à verdade. Não se esconda atrás de títulos, posições ou autoridade para justificar ou impor uma decisão. Isto é uma forma de renunciar à liderança.

4. Às vezes você perceberá coisas que eles não conseguem. As vezes eles perceberão coisas que você não consegue. Se você guarda as suas idéias apenas para você, eles farão o mesmo. Não demonstre vaidade pela autoria de idéias.

5. Ofereça a cada membro do seu time a licença para discordar, e incentive-os a usar esta licença. Então se prepare para ouvir coisas das quais você não gostaria. Lembre-se que uma reação negativa a notícias ruins ou novas ideias irá emudecer o time novamente, e reforçar a imagem negativa de sua liderança.

6. Não torne o processo de desafiar o status quo emocionalmente difícil. Facilite esta atitude convidando os membros do seu time a desafiar, inicialmente, temas de menor importância, e discutir idéias que tenham relevância própria.

7. Lembre-se deste padrão: antes de alcançar o caminho para o sucesso, um time frequentemente se sente perdido e pode tomar decisões equivocadas. Esta é uma sequência normal. O processo de reconstrução de um time é muitas vezes confuso, constituído de altos e baixos, não linear, e que inclui a ocorrência de algumas guinadas. Lembre-se que vocês estão caminhando por um território não demarcado, no qual o aprendizado depende do apoio que você oferecer ao seu time durante o processo.

1 visualização0 comentário
bottom of page